segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Membros da ASPAFF Participam de Seminário Ambiental



Membros da ASPAFF,(Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte), participaram do 1º seminário de meio ambiente do território Piemonte Norte do Itapicuru, no dia 20 de janeiro, realizado na cidade de Pindobaçu-Ba, localizada na Chapada Norte da Bahia.

Na mesma ocasião, os membros da ASPAFF, Vicente Grassi Neto, Richard Silva e João Nunes O. Jr tiveram um bate papo em sala fechada com o secretário de meio ambiente do estado da Bahia, o Drº Juliano Matos e a diretora do IMA (Instituto do meio ambiente)Drª Elizabeth Wagner, onde fizeram reivindicações e cobranças de ações voltadas ao meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população de Jacobina e região.

Entre outros assuntos, foram abordados com maior ênfase as ações degradantes de exploração mineral feitas pela Yamana gold, a qualidade da nossa água, a criação de APA's (áreas de preservação ambiental), APP'S (áreas de preservação permanente) e reservas legais em locais como a Grota do Brito e Itaitu parque das cachoeiras e também, foi solicitado ao governo, um orgão fiscalizador das ações que envolvem o meio ambiente em Jacobina e região.

Estiveram presentes também neste encontro, Marcos Paulo (PMJ), Nildo (Grupo ecológico serra verde) e Milton Oliveira (Ambientalista e Gestor Ambiental).

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

1º Seminário de Meio Ambiente do Território Piemonte Norte do Itapicuru



Aconteceu na última quarta-feira (20), o 1º seminário de meio ambiente do território piemonte norte do itapicuru, na cidade de Pindobaçu – BA, localizada na Chapada Norte, a 380 km de Salvador – BA.

Estiveram presentes representantes do Governo do Estado da Bahia, Drº Juliano Matos, Secretário de meio ambiente do estado da Bahia, Drª Elizabeth Wagner, Diretora do IMA (Instituto do Meio Ambiente), e outras autoridades, o Srº Gilberto Carvalho, secretario de administração, representado a prefeitura de Pindobaçu, Marisa Barbosa, Diretora de meio ambiente do município e também, a participação de Associações, Ong’s, Órgãos Institucionais, Estudantes e a comunidade local.

Foram muitos assuntos abordados na área de meio ambiente, principalmente assuntos relacionados às ações direcionadas a Chapada Norte e mais especificamente ao município de Pindobaçu, por ser o município sede do evento.

O Secretário de meio ambiente do estado o Drº Juliano Matos abordou os problemas vinculados ao aquecimento global encontrados no estado da Bahia, como a desertificação do semi-árido e a utilização de lenha como matriz energética, algo que segundo o secretario, é muito difícil de se combater por fazer parte da cultura do povo brasileiro, mencionando o uso de lenhas em olarias, casas de farinhas, pizzarias, churrascarias e outros fins, desmatando assim as florestas nativas.Logo após o secretário citou ações mitigadoras dos problemas antes citados, como a construção e execução dos pólos florestais sustentáveis, projetos realizados pelo governo do estado com recursos do Pronaf (Programa de fortalecimento da agricultura familiar), projeto este que visa alcançar o índice 0 % de emissão de carbono à camada de ozônio.Em seguida o secretário citou a implantação de um importante programa criado pelo governo do estado, que é o “Água para Todos”, que está sendo executado pelo INGÁ, CAR, CERB e EMBASA.

O projeto Água para todos é de muita importância para a atualidade e para a viabilidade de boas condições de vida, pela escassez de água e pelas estiagens e condições climáticas que está o planeta.O município de Jacobina em breve recebera água vinda da barragem de Pindobaçu, a exemplo do que já aconteceu com a vinda de águas da barragem de Cachoeira Grande.

Um fato curioso, foi uma citação do secretário com as seguintes palavras, que segundo ele foram do Governador Jaques Wagner, que diz “Água para todos, Água para sempre”. Isto me fez lembrar todo impasse em relação à transposição a fio d’água do rio Jaqueira para o abastecimento do povoado de Tapiranga, Município de Miguel Calmon – BA, prejudicando outras comunidades ribeirinhas, inclusive dos povoados e comunidades de Jacobina, que são usuários e sobrevivem daquele tão imponente rio, mas acredito que a solução mais viável para este caso, seria transpor as águas da barragem de Cachoeira Grande, município de Jacobina, para suprir as necessidades daquela comunidade (Tapiranga), evitando o impacto de baixa vazão do rio em épocas de estiagens, e com isso, cuidar mais das nascentes deste rio (Jaqueira) e também das matas ciliares.

Logo após a Drª Elizabeth Wagner, Diretora do IMA, iniciou o seu pronunciamento, e já parabenizando a iniciativa do município de Pindobaçu pela realização do seminário, citando que 17 (dezessete) municípios foram convidados para participar deste evento.Dando continuidade, a Drª Elizabeth citou programas criados pelo governo do estado, como o Programa Gestão Ambiental Compartilhada, uma parceria entre o Governo do Estado e os Municípios, ou seja, uma troca de informações e negociações entre as partes, isto para facilitar ações importantes, como por exemplo, a liberação de licenças ambientais.

Em seguida, a diretora de meio ambiente do município de Pindobaçu, a Srª Marisa Barbosa, falou das ações em que o município está se empenhando para pôr em prática em prol do meio ambiente e do turismo e na mesma oportunidade, ela, juntamente com diversas Ong's, associações e representações daquele município e região, entregaram um projeto em mãos para o Drº Juliano Matos, secretário de meio ambiente do estado, solicitando a implantação de um parque estadual naquela região, algo louvável, pois o secretário foi abordado de surpresa por todos que ali estavam e assinou como recebido o mesmo projeto.

Dando seguimento a programação do seminário, o diretor de turismo de Pindobaçu, o Srº Geraldo Muricy, apresentou num telão, fotos dos inúmeros atrativos naturais da região e os projetos que estão sendo implantados naquele munícipio, como o projeto trilhas, turismo com sustentabilidade para a região e o projeto côco-babaçu, projeto implantado para o aproveitamento do oléo de babaçu e da casca, insumo para produção de carvão, gerando renda para as famílias daquela localidade.

Fechando a programação, o grupo de dança as Pastorinhas fizeram uma linda manifestação cultural, como também a Ong umbu, que recitou uma linda poesia nordestina para todos ali presentes.

Foi de muita importância esta ação do município de Pindobaçu, por ter a iniciativa de propôr um seminário de meio ambiente, já que vivemos em dias críticos em relação aos problemas voltados ao nosso planeta, como o aquecimentos global, o efeito estufa, condições climáticas, desmatamento, poluição dos rios e outros impactos ambientais.Que outros municípios tenham esta tão louvável iniciativa que visem alternativas sustentáveis às ações voltadas ao meio ambiente e a nossa mãe Natureza.

Fotos e Texto (Richard Silva)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fotografia, Uma Arte Que Fascina



Fotografando paisagens naturais, cotidianos e tudo o que a vida nos apresenta, descobrir uma arte que me encanta e percebi que nesta arte posso utilizá-la como uma nobre terapia.

A arte da fotografia me fascina, captar imagens e conduzí-las a história, faz com que os momentos sejam registrados e isso torna uma eterna forma de contemplar imagens e paisagens.

Sempre fui um adimirador desta nobre arte, mas o meu primeiro passo de estudos fotográficos foi quando participei de um seminário de fotografia para amadores, em julho de 2003.Após este dia, descobri uma forma de me expressar através da liberdade e da arte de fotografar.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um paraíso quase que esquecido




Um lindo lugar, repleto de belas paisagens, lindas cachoeiras, mananciais intermináveis de água doce, assim é Itaitu.

Localizada a 27 Km da cidade de Jacobina - Ba, a Vila de Itaitu ainda preserva parte de uma linda história, com um casario antigo, os manifestos culturais e um povo muito acolhedor que sobrevive do ecoturismo, comércio, agricultura e pecuária, esta vila encanta qualquer um que a visite, por encontrar muitos atrativos naturais e também muita paz e sossêgo.

Por ser uma região de geografia montanhosa e possuir mananciais e muitos rios e cachoeiras em sua região, são muitas as opções para a prática do ecoturismo e dos esportes radicais, como o rapel, trekking, montain bike, entre outros esportes. Com todas estas condições, Itaitu também oferece ótimas condições para a prática do camping, para aqueles que curtem descançar e ao mesmo tempo contemplar as belas paisagens e seus atrativos naturais.

Em Itaitu também se pode apreciar uma boa culinária baseada nos pratos típicos daquela região, como uma boa galinha caipíra com pirão, saladas ao oléo de babaçu, uma palmeira de sementes oleaginósas e comestíveis encontrada naquela região e também uma grande variedade de cachaças de raízes e também o cravinho gelado, para aqueles que as apreciam.

Assim relato um pouco deste lindo lugar, que merece uma maior atenção por parte do poder público e dos orgãos competentes, no que diz respeito ao Meio Ambiente e o ecoturismo, focando sempre ações voltadas ao desenvolvimento sustentável daquela região.

"Visite Itaitu e se encante com suas belezas Naturais".

Contatos; Pousada e Restaurante da Elaine (74)3624 - 2031
Pousada e Restaurante Marinalva (74)3624 - 2000

(Fotos e Imagens: Richard Silva, richardjacobina@yahoo.com.br)