No último sábado (27-03),ativistas, artistas, ambientalistas e uma grande parte da população de todo o mundo participaram de mais uma ação global para chamar a atenção de todos sobre o aquecimento global. A hora do planeta, é um movimento em que as luzes e eletrodomésticos em várias cidades do mundo são apagados por uma hora. Criado pela rede WWF (World Wildlife Fund) este movimento mobilizou mais de 3.480 cidades em 125 paises, que confirmaram e participaram deste tão nobre movimento que também tem como objetivo mostrar para os líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global.
No Brasil a Hora do Planeta foi das 20h30 às 21h30 (Horário de Brasília) e mobilizou desde pequenas casas comuns até grandes monumentos, a exemplo do que aconteceu em diversas cidades de todo o mundo.
São ações deste tipo que dão espaço para todos aqueles que realmente lutam contra o aquecimento global e pelas causas ambientais e que realmente mostram responsabilidade sócio-ambiental coletiva e que acreditam na importância da existência de movimentos públicos em massa sem a espera da intervenção política e sem o egoísmo individual daqueles que pensam que são os donos do mundo e pensam que podem fazer dele o que bem querem.São estas ações que beneficiam a todos os usuários da terra e incentiva a aqueles que realmente pensam no futuro da humanidade.
Parabéns a WWF (World Wildlife Fund) e o blog "exaltar a natureza" apóia, publica e incentivará sempre a "Hora do Planeta".
segunda-feira, 29 de março de 2010
O Brasil na Hora do Planeta
domingo, 21 de março de 2010
22 de Março é o dia Mundial da Água
O dia 22 de Março é o dia mundial da água e foi criado pela assembléia geral da organização das nações unidas em 22 de fevereiro de 1993. Logo após esta data, o 22 de março é lembrado como o dia mundial da água, que tem como objetivo levantar discussões aos problemas relacionados ao abastecimento de água potável, orientar a importância de se preservar este bem comum a todos e também aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.
O Brasil é o país mais rico do mundo em termos de reservas hídricas, contendo 13,7 % da água doce disponível no planeta, a maior área úmida continental do mundo (Pantanal), as mais extensas florestas alagadas (Amazônia) e uma fauna aquática incrivelmente rica.
Vamos cuidar do nossos rios, saber cuidar, usufruir e gerir este recurso é responsabilidade de todos nós Brasileiros.
segunda-feira, 15 de março de 2010
ASPAFF Garante Vagas no Comitê de Bacias Hidrográficas
A ASPAFF (Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte) deu mais um passo importante nas suas ações voltadas a preservação do meio ambiente de Jacobina - BA e também no território da Chapada Norte, onde assegurou nas plenárias eleitorais duas vagas no comitê de bacias hidrográficas, na categoria de organização civil de recursos hídricos, sendo uma vaga como titular no comitê da bacia do Itapicurú, localizada na região nordeste da Bahia e a outra vaga como suplente na bacia do Salitre, localizada na porção norte do Estado da Bahia, onde disputou com mais 25 (vinte e cinco) representantes de organizações civis.
As plenárias eleitorais foram realizadas na última quarta feira (10-03) em Euclides da Cunha - BA (Plenária Itapicurú) e em Jacobina - BA (Plenária Salitre) e o resultado foi publicado no site oficial do INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima) da Bahia http://www.inga.ba.gov.br/comites/ onde se encontra também a lista dos demais membros em suas respectivas categorias do comitê de bacias hidrográficas.
Considera-se que a ASPAFF Chapada Norte deu mais um passo importante nas suas ações voltadas a preservação dos nossos rios, mananciais e do meio ambiente, já que o comitê é uma instância colegiada formada por representantes dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca), também conhecida como Parlamento das águas, com a competência de promover a gestão participativa das águas.
Parabéns a ASPAFF Chapada Norte que vem demonstrando comprometimento e responsabilidade aos aspectos socioambientais no âmbito de promover uma voz ativa e participativa no que diz respeito a preservação das nossas águas, da fauna e da flora na região de Jacobina - BA e também no território da Chapada Norte.
Maiores informações; http://www.inga.ba.gov.br/comites/
Fotos (Paulo Henrique, MFilho e Richard Silva).
segunda-feira, 8 de março de 2010
ASPAFF participará de plenária eleitoral para o comitê de bacias hidrográficas

O INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima) da Bahia, divulgou na última semana em seu site (http://www.inga.ba.gov.br/comites/modules/news/article.php?storyid=163) as listas finais de habilitados para as plenárias eleitorais dos comitês de bacias do Salitre, Leste e Itapicurú.
A ASPAFF ( Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte) foi habilitada e participará das plenárias eleitorais dos comitês de bacias do Salitre e Itapicurú, que irão acontecer nesta quarta(10) na cidade de Jacobina -BA (Plenária Salitre) e na cidade de Euclides da Cunha - BA (Plenária Itapicurú).
Ao ser comunicada diretamente pelo INGÁ, unidade Salvador - BA, a ASPAFF confirmou a sua presença nas plenárias, sendo representada em Jacobina - BA na plenária do Salitre pelo membro e associado Richard Silva, confirmando também a presença em Euclides da Cunha - BA na plenária Itapicurú, sendo representada pelo então membro, associado e presidente da ASPAFF , Paulo Henrique Muricy Nunes Junior.
É de extrema importância a participação ativa de um comitê de bacias, já que são os Comitês de Bacias Hidrográficas que possuem a atribuição legal de discutir a situação dos mananciais e seus problemas socioambientais, de dialogar com todos os interessados na questão da água, definir a prioridade da aplicação dos recursos públicos, como a revitalização das bacias, aprovar os Planos de Bacias, e buscar solucionar, em primeira instância, os problemas e conflitos de interesse dos usos da água nas bacias.
Fica a torcida para que a ASPAFF possa fazer parte deste comitê de bacias, dando continuidade nas suas atividades de preservação de nossas águas, na preservação de nossos rios e nascentes e agregando cada vez mais valores juntamente com a sociedade, sendo sempre uma voz ativa nas questões voltadas ao meio ambiente de Jacobina - BA e da Chapada Norte.
Maiores Informações; http://www.inga.ba.gov.br/comites/