
domingo, 12 de setembro de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Moradores do povoado Itapicuru denunciam poluição em rio


No dia 17 de junho, moradores do povoado de Itapicuru denunciaram junto ao ministério público de Jacobina uma possível poluição no rio Itapicuru que passa nas proximidades da mineradora Yamana Goldo (JMC) que explora ouro nas terras Jacobinenses.
Segundo informações, o rio estava com a coloração alterada, ou seja, estava com a cor avermelhada, o que chamou a atenção dos moradores locais.
A denuncia também foi formalizada em programas de rádios da cidade de Jacobina por moradores do povoado que se mostraram indignados com o fato e de terem presenciado peixes mortos no leito do rio.
Luiz Fregadoli gerente administrativo da Yamana Gold também entrou em contato com as rádios locais afirmando que a alteração da cor da água do rio não tinha nenhuma relação com as atividades da mineradora e afirmou que amostras da água foram coletadas e examinadas em laboratórios internos da empresa.
Ao saber de toda a situação, dirigiram-se ao local para averiguação dos fatos uma comitiva composta pela promotora Andrea Scaff e os membros do IMA - Instituto do Meio Ambiente, Jorge Duque, José Carlos e José Antonio Lacerda. Também estiveram presentes o Srº Augusto César S. Oliveira, gerente local da Embasa Jacobina, o secretário de meio ambiente de Jacobina Glériston Macedo, o técnico em meio ambiente Amilton Oliveira e Paulo Henrique Muricy Nunes Junior, presidente da ASPAFF Chapada Norte e do comitê da bacia hidrográfica do Itapicuru.
Nesta ocasião foram pedidos novos exames da amostra da água em laboratórios do IMA - Instituto do Meio Ambiente para analisar as condições da água, deliberando um prazo para apresentação do laudo que irá elucidar tais condições da água do rio Itapicuru.
FOTOS: ASPAFF CHAPADA NORTE
quarta-feira, 16 de junho de 2010
"Viva esta linda festa"

A festa do divino espírito santo em Jacobina sempre foi uma festa muito bonita que reúne centenas de pessoas devotas que param para ver nas ruas da cidade a passagem de um lindo cortejo. Nesta mesma oportunidade as pessoas tem a oportunidade de acompanhar com muita fé a missa e as manifestações culturais e religiosas em louvor ao divino espírito santo.
Esta linda festa também é realizada todos os anos no distrito de Itaitu, localizado a 25 km da cidade de Jacobina onde as pessoas tem a oportunidade de acompanhar a festa e apreciar as belezas naturais, a culinária e a cultura local. Esta festa em louvor ao divino espírito santo já faz parte do calendário religioso e cultural do município de Jacobina e reune gente de toda a região e até mesmo visitantes de várias partes do estado da Bahia, que vem apreciar tanto a festa quanto as belezas naturais da cidade de Jacobina e a paz da vila de Itaitu.
..."Viva o Divino Espírito Santo".
terça-feira, 8 de junho de 2010
Reciclativa realiza I caminhada em defesa do meio ambiente
sábado, 29 de maio de 2010
Reciclativa organiza a I Caminhada em defesa do meio ambiente
Na semana em que se comemora o dia mundial do meio ambiente (05-06) o projeto reciclativa realizará a I caminhada em defesa do meio ambiente. O projeto reciclativa foi criado por um grupo de jovens que tem suas ações voltadas as questões que visam cuidar, conservar e preservar o meio ambiente enfatizando também a educação ambiental e a reciclagem.
A caminhada em defesa do meio ambiente acontecerá na próxima quarta-feira (02-06) com saída da praça da Matriz as 10h e contará com a presença de ambientalistas, ONGs, Organizações civis, estudantes e todos aqueles que se interessam em ver no futuro um meio ambiente sustentável e mais equilibrado.
Parabéns parceiros e o blog "exaltar a natureza" apóia esta ação em favor da natureza e do meio ambiente.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
"Brincando, brincando agente cuida do planeta"
A micareta de Jacobina sempre foi uma das maiores festas do interior do estado da Bahia e leva consigo o título de Primeira Micareta do Brasil. Este ano a prefeitura municipal de Jacobina promoveu uma linda e animada micareta que levou o tema de "primeira micareta ecológica do mundo" onde dizia em sua campanha publicitária que "brincando, brincando agente cuida do planeta".
Presidente da ASPAFF Chapada Norte se elege como presidente do comitê da bacia do Itapicuru

ASPAFF participa de posse no comitê de bacias hidrográficas do estado da Bahia
A ASPAFF (Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte) participou na cidade de Salvador - Ba da posse no comitê de bacias hidrográficas do estado da Bahia, que é uma instância colegiada formada por representantes dos poderes público (Municipal, Estadual e Federal) da sociedade civil e de usuários da água, também conhecido como parlamento das águas. A ASPAFF foi empossada enquadrando-se como membro titular na sociedade civil no comitê de bacia do Itapicuru e suplente no comitê da bacia do Salitre.
A posse aconteceu no CAB (Centro Administrativo da Bahia) na cidade de Salvador - BA e contou com a Presença do Governador Jaques Wagner e de diversas autoridades, orgãos ambientais, sociedades civis e imprensa.
Parabéns a todos os membros da ASPAFF por representar Jacobina e a região da Chapada Norte na luta pela gestão responsável do uso nos nossos rios e o meio ambiente como um todo e por dar mais um passo na luta pela preservação, conservação e o uso sustentável da natureza e do meio ambiente, demostrando sempre que faz a sua parte, garantido um futuro melhor para as futuras gerações.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
22 de abril é o Dia da Terra

Comemora-se em todo o mundo sempre a cada dia 22 de Abril o Dia da Terra que foi criado na década de 70 pelo então senador e ambientalista Gaylor Nelson.
Sendo mais um dia de plena reflexão aos problemas existentes e relacionados ao nosso planeta, o "Dia da Terra" foi criado para abranger a conscientização comum aos problemas ambientais, tais como o desmatamento, poluição de rios e nascentes, queimadas em alta escala, emissão de gases de efeito estufa e todos os demais problemas enfrentados pela biodiversidade e o meio ambiente como um todo.
Sendo assim, temos mais um dia para refletir - mos sobre o tratamento que estamos dando ao nosso planeta e aos cuidados que ainda podemos dar para mitigar e compensar os danos ambientais sofridos principalmente nas últimas décadas e com isso teremos um mundo cada vez melhor e mais sustentável, garantindo assim uma vida com qualidade para as recentes e futuras gerações.
segunda-feira, 29 de março de 2010
O Brasil na Hora do Planeta
No último sábado (27-03),ativistas, artistas, ambientalistas e uma grande parte da população de todo o mundo participaram de mais uma ação global para chamar a atenção de todos sobre o aquecimento global. A hora do planeta, é um movimento em que as luzes e eletrodomésticos em várias cidades do mundo são apagados por uma hora. Criado pela rede WWF (World Wildlife Fund) este movimento mobilizou mais de 3.480 cidades em 125 paises, que confirmaram e participaram deste tão nobre movimento que também tem como objetivo mostrar para os líderes mundiais a preocupação com o aquecimento global.
No Brasil a Hora do Planeta foi das 20h30 às 21h30 (Horário de Brasília) e mobilizou desde pequenas casas comuns até grandes monumentos, a exemplo do que aconteceu em diversas cidades de todo o mundo.
São ações deste tipo que dão espaço para todos aqueles que realmente lutam contra o aquecimento global e pelas causas ambientais e que realmente mostram responsabilidade sócio-ambiental coletiva e que acreditam na importância da existência de movimentos públicos em massa sem a espera da intervenção política e sem o egoísmo individual daqueles que pensam que são os donos do mundo e pensam que podem fazer dele o que bem querem.São estas ações que beneficiam a todos os usuários da terra e incentiva a aqueles que realmente pensam no futuro da humanidade.
Parabéns a WWF (World Wildlife Fund) e o blog "exaltar a natureza" apóia, publica e incentivará sempre a "Hora do Planeta".
domingo, 21 de março de 2010
22 de Março é o dia Mundial da Água
O dia 22 de Março é o dia mundial da água e foi criado pela assembléia geral da organização das nações unidas em 22 de fevereiro de 1993. Logo após esta data, o 22 de março é lembrado como o dia mundial da água, que tem como objetivo levantar discussões aos problemas relacionados ao abastecimento de água potável, orientar a importância de se preservar este bem comum a todos e também aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.
O Brasil é o país mais rico do mundo em termos de reservas hídricas, contendo 13,7 % da água doce disponível no planeta, a maior área úmida continental do mundo (Pantanal), as mais extensas florestas alagadas (Amazônia) e uma fauna aquática incrivelmente rica.
Vamos cuidar do nossos rios, saber cuidar, usufruir e gerir este recurso é responsabilidade de todos nós Brasileiros.
segunda-feira, 15 de março de 2010
ASPAFF Garante Vagas no Comitê de Bacias Hidrográficas
A ASPAFF (Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte) deu mais um passo importante nas suas ações voltadas a preservação do meio ambiente de Jacobina - BA e também no território da Chapada Norte, onde assegurou nas plenárias eleitorais duas vagas no comitê de bacias hidrográficas, na categoria de organização civil de recursos hídricos, sendo uma vaga como titular no comitê da bacia do Itapicurú, localizada na região nordeste da Bahia e a outra vaga como suplente na bacia do Salitre, localizada na porção norte do Estado da Bahia, onde disputou com mais 25 (vinte e cinco) representantes de organizações civis.
As plenárias eleitorais foram realizadas na última quarta feira (10-03) em Euclides da Cunha - BA (Plenária Itapicurú) e em Jacobina - BA (Plenária Salitre) e o resultado foi publicado no site oficial do INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima) da Bahia http://www.inga.ba.gov.br/comites/ onde se encontra também a lista dos demais membros em suas respectivas categorias do comitê de bacias hidrográficas.
Considera-se que a ASPAFF Chapada Norte deu mais um passo importante nas suas ações voltadas a preservação dos nossos rios, mananciais e do meio ambiente, já que o comitê é uma instância colegiada formada por representantes dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca), também conhecida como Parlamento das águas, com a competência de promover a gestão participativa das águas.
Parabéns a ASPAFF Chapada Norte que vem demonstrando comprometimento e responsabilidade aos aspectos socioambientais no âmbito de promover uma voz ativa e participativa no que diz respeito a preservação das nossas águas, da fauna e da flora na região de Jacobina - BA e também no território da Chapada Norte.
Maiores informações; http://www.inga.ba.gov.br/comites/
Fotos (Paulo Henrique, MFilho e Richard Silva).
segunda-feira, 8 de março de 2010
ASPAFF participará de plenária eleitoral para o comitê de bacias hidrográficas

O INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima) da Bahia, divulgou na última semana em seu site (http://www.inga.ba.gov.br/comites/modules/news/article.php?storyid=163) as listas finais de habilitados para as plenárias eleitorais dos comitês de bacias do Salitre, Leste e Itapicurú.
A ASPAFF ( Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte) foi habilitada e participará das plenárias eleitorais dos comitês de bacias do Salitre e Itapicurú, que irão acontecer nesta quarta(10) na cidade de Jacobina -BA (Plenária Salitre) e na cidade de Euclides da Cunha - BA (Plenária Itapicurú).
Ao ser comunicada diretamente pelo INGÁ, unidade Salvador - BA, a ASPAFF confirmou a sua presença nas plenárias, sendo representada em Jacobina - BA na plenária do Salitre pelo membro e associado Richard Silva, confirmando também a presença em Euclides da Cunha - BA na plenária Itapicurú, sendo representada pelo então membro, associado e presidente da ASPAFF , Paulo Henrique Muricy Nunes Junior.
É de extrema importância a participação ativa de um comitê de bacias, já que são os Comitês de Bacias Hidrográficas que possuem a atribuição legal de discutir a situação dos mananciais e seus problemas socioambientais, de dialogar com todos os interessados na questão da água, definir a prioridade da aplicação dos recursos públicos, como a revitalização das bacias, aprovar os Planos de Bacias, e buscar solucionar, em primeira instância, os problemas e conflitos de interesse dos usos da água nas bacias.
Fica a torcida para que a ASPAFF possa fazer parte deste comitê de bacias, dando continuidade nas suas atividades de preservação de nossas águas, na preservação de nossos rios e nascentes e agregando cada vez mais valores juntamente com a sociedade, sendo sempre uma voz ativa nas questões voltadas ao meio ambiente de Jacobina - BA e da Chapada Norte.
Maiores Informações; http://www.inga.ba.gov.br/comites/
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Perdidos no Espaço Ambiental
Os sacos plásticos surgem como mais um vilão em atividade na poluição do meio ambiente. juntamente com o aumento do consumo, cresce também a distribuição deste resíduo sólido, e com isso, os sacos plásticos estão aumentando cada vez mais a proporção de poluição das cidades.
Não só nas grandes ou pequenas cidades, distritos e povoados, é muito comum poder encontrá-los espalhados no meio ambiente, seja em ruas, praças, cachoeiras, rios ou até mesmo "no ar".
Existe também um fator muito importante neste aspecto que é a conscientização ambiental das pessoas num mundo cada vez mais consumista, já que muitas pessoas aceitam o saco plástico ao adquirirem apenas pequenos volumes, como umas pasta de dente, um sabonete etc.
Mas por outro lado, já existem pessoas que utilizam as sacolas ecológicas e retornáveis, que são ambientalmente corretas e socialmente justas, confeccionadas com fibras naturais e materiais recicláveis.Uma nobre e louvável opção até mesmo para que as empresas incentivem e promovam a sustentabilidade por meio de seus produtos.
Gerando também uma alta poluição visual, os sacos plásticos lançados no meio ambiente levam em torno 100 (cem) anos para entrar no processo de decomposição. Com isso, devemos diminuir e nos conscientizar que este resíduo está cada vez mais poluindo o nosso planeta.
"Pode não parecer, mas as pequenas ações também fazem a diferença".
Reduza, Reutilize e Recicle!!!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Um Grande Músico Chamado Joan Sodré


O cantor e compositor Joan Sodré é considerado como um dos grandes nomes da música brasileira.Nascido em Brotas de Macaúbas - BA, Joan Sodré iniciou a sua carreira musical na cidade de Xique-Xique - BA, no sertão baiano, onde tocava clarinete com a filarmônica local mas sempre ao lado do seu violão onde criava as suas composições e suas músicas. Joan Sodré também tocava saques com bandas de baile e foi durante essa época que ele criou o seu primeiro sucesso "Apocalipse".Mudando-se para a cidade de Jacobina - BA no final da década de 70, Joan Sodré continuou a sua carreira musical, apesar de passar por períodos de muita dificuldade por críticos que o perseguiam.
Considerado um grande músico em atividade com um repleto acervo de discos lançados, Joan Sodré é reconhecido pelos seus sucessos, com músicas em defesa da natureza e das questões sociais e interpretando músicas do eterno Raul Seixas e Bob Dylan em que se inspirou.
Com quase 25 anos de carreira, Joan Sodré já compôs músicas de grandes sucessos, a exemplo de "Canção Preferida", "Lágrimas da Noite" e "Defunto Milionário".
Joan Sodré é uma marca também em seus shows, seja em barzinhos ou em praças públicas, a exemplo do seu grande show no Balaio Cultural realizado em Itaitu e também no Moto Festival de Jacobina - BA, onde foi ovacionado por todos ali presentes.
Lançando mais um disco "O Patriota" Joan Sodré segue a sua brilhante carreira musical com lindas canções e letras que abrem reflexões para as coisas boas da vida e também com grande solos e uma pegada marcante em seu violão.
Assim é Joan Sodré, um músico de verdade que resistiu ao tempo e as críticas, mas que sempre teve o seu público cativo com um número muito grande de fãs que sempre apreciaram o seu valioso trabalho musical e artístico.
Fotos:Richard Silva & http://www.myspace.com/joansodre.
(Joan Sodré no Balaio Cultural em Itaitu)
http://www.youtube.com/watch?v=mn3hpJvS12U
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Parque das Sete Passagens, um Exemplo de Preservação Ambiental

O Parque Estadual das Sete Passagens, localizado na Chapada Norte da Bahia, é um lindo parque que abrange em sua maioria territorial o município de Miguel Calmon - BA, com a sua poligonal ainda no município de Jacobina - BA. Este parque é um grande exemplo de áreas de preservação, proteção e conservação de recursos ambientais e naturais.
A criação deste tão imponente parque teve como objetivo a preservação dos recursos hídricos, a proteção das nascentes, fauna, flora, incentivo ao ecoturismo, conservação da biodiversidade e a realização de atividades de educação ambiental.
Este parque se destaca pela sua beleza e seus atrativos naturais e também pela sua organização interna. Há muitas restrições aos visitantes, como um número restrito de visitantes por dia, orientações para a coleta do lixo produzido, acompanhamento de guias locais nas trilhas, não utilização de tambores para não produzir barulhos e ruídos, para não afugentar a fauna nativa daquela região e tudo isso entre outras normas internas.
Sem duvidas o parque das sete passagens é um marco nas ações positivas voltadas ao meio ambiente, por apresentar ações que visem minimizar os impactos ambientais e a degradação desta área tão bonita e tão rica em recursos naturais.
Outras cidades saíram na frente e já aderiram à idéia de implantar novos parques, a exemplo da cidade de Pindobaçu-Ba, em que a administração municipal, ONGs e a comunidade, se uniram e mobilizaram, entregando ao Governo do Estado, um projeto/proposta para a implantação de um parque sustentável naquela região, durante um seminário ambiental ocorrido naquela cidade. Um exemplo que deveria ser seguido pelo município de Jacobina, objetivando a implantação de áreas de preservação ambiental e/ou corredores ecológicos, melhorando assim a conservação dos recursos naturais, vistos aqui em lindas paisagens, como por exemplo, o parque da Macaqueira, Grota do Brito e a região de Itaitu, parque das cachoeiras.
No momento critico em que vive o planeta, pelas ações provocadas pelo homem, pensa-se muito na criação de novas áreas de preservação ambiental, já que apenas 12% das terras do mundo são protegidas, segundo um estudo da União Mundial para a Natureza (IUCN).
O parque das Sete Passagens continua sendo um bom exemplo de áreas de preservação e conservação ambiental e tudo isso é nosso e devemos usufruir com responsabilidade, afinal, “Todos São Iguais Perante a Natureza”.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Membros da ASPAFF Participam de Seminário Ambiental
Membros da ASPAFF,(Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte), participaram do 1º seminário de meio ambiente do território Piemonte Norte do Itapicuru, no dia 20 de janeiro, realizado na cidade de Pindobaçu-Ba, localizada na Chapada Norte da Bahia.
Na mesma ocasião, os membros da ASPAFF, Vicente Grassi Neto, Richard Silva e João Nunes O. Jr tiveram um bate papo em sala fechada com o secretário de meio ambiente do estado da Bahia, o Drº Juliano Matos e a diretora do IMA (Instituto do meio ambiente)Drª Elizabeth Wagner, onde fizeram reivindicações e cobranças de ações voltadas ao meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população de Jacobina e região.
Entre outros assuntos, foram abordados com maior ênfase as ações degradantes de exploração mineral feitas pela Yamana gold, a qualidade da nossa água, a criação de APA's (áreas de preservação ambiental), APP'S (áreas de preservação permanente) e reservas legais em locais como a Grota do Brito e Itaitu parque das cachoeiras e também, foi solicitado ao governo, um orgão fiscalizador das ações que envolvem o meio ambiente em Jacobina e região.
Estiveram presentes também neste encontro, Marcos Paulo (PMJ), Nildo (Grupo ecológico serra verde) e Milton Oliveira (Ambientalista e Gestor Ambiental).
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
1º Seminário de Meio Ambiente do Território Piemonte Norte do Itapicuru
Aconteceu na última quarta-feira (20), o 1º seminário de meio ambiente do território piemonte norte do itapicuru, na cidade de Pindobaçu – BA, localizada na Chapada Norte, a 380 km de Salvador – BA.
Estiveram presentes representantes do Governo do Estado da Bahia, Drº Juliano Matos, Secretário de meio ambiente do estado da Bahia, Drª Elizabeth Wagner, Diretora do IMA (Instituto do Meio Ambiente), e outras autoridades, o Srº Gilberto Carvalho, secretario de administração, representado a prefeitura de Pindobaçu, Marisa Barbosa, Diretora de meio ambiente do município e também, a participação de Associações, Ong’s, Órgãos Institucionais, Estudantes e a comunidade local.
Foram muitos assuntos abordados na área de meio ambiente, principalmente assuntos relacionados às ações direcionadas a Chapada Norte e mais especificamente ao município de Pindobaçu, por ser o município sede do evento.
O Secretário de meio ambiente do estado o Drº Juliano Matos abordou os problemas vinculados ao aquecimento global encontrados no estado da Bahia, como a desertificação do semi-árido e a utilização de lenha como matriz energética, algo que segundo o secretario, é muito difícil de se combater por fazer parte da cultura do povo brasileiro, mencionando o uso de lenhas em olarias, casas de farinhas, pizzarias, churrascarias e outros fins, desmatando assim as florestas nativas.Logo após o secretário citou ações mitigadoras dos problemas antes citados, como a construção e execução dos pólos florestais sustentáveis, projetos realizados pelo governo do estado com recursos do Pronaf (Programa de fortalecimento da agricultura familiar), projeto este que visa alcançar o índice 0 % de emissão de carbono à camada de ozônio.Em seguida o secretário citou a implantação de um importante programa criado pelo governo do estado, que é o “Água para Todos”, que está sendo executado pelo INGÁ, CAR, CERB e EMBASA.
O projeto Água para todos é de muita importância para a atualidade e para a viabilidade de boas condições de vida, pela escassez de água e pelas estiagens e condições climáticas que está o planeta.O município de Jacobina em breve recebera água vinda da barragem de Pindobaçu, a exemplo do que já aconteceu com a vinda de águas da barragem de Cachoeira Grande.
Um fato curioso, foi uma citação do secretário com as seguintes palavras, que segundo ele foram do Governador Jaques Wagner, que diz “Água para todos, Água para sempre”. Isto me fez lembrar todo impasse em relação à transposição a fio d’água do rio Jaqueira para o abastecimento do povoado de Tapiranga, Município de Miguel Calmon – BA, prejudicando outras comunidades ribeirinhas, inclusive dos povoados e comunidades de Jacobina, que são usuários e sobrevivem daquele tão imponente rio, mas acredito que a solução mais viável para este caso, seria transpor as águas da barragem de Cachoeira Grande, município de Jacobina, para suprir as necessidades daquela comunidade (Tapiranga), evitando o impacto de baixa vazão do rio em épocas de estiagens, e com isso, cuidar mais das nascentes deste rio (Jaqueira) e também das matas ciliares.
Logo após a Drª Elizabeth Wagner, Diretora do IMA, iniciou o seu pronunciamento, e já parabenizando a iniciativa do município de Pindobaçu pela realização do seminário, citando que 17 (dezessete) municípios foram convidados para participar deste evento.Dando continuidade, a Drª Elizabeth citou programas criados pelo governo do estado, como o Programa Gestão Ambiental Compartilhada, uma parceria entre o Governo do Estado e os Municípios, ou seja, uma troca de informações e negociações entre as partes, isto para facilitar ações importantes, como por exemplo, a liberação de licenças ambientais.
Em seguida, a diretora de meio ambiente do município de Pindobaçu, a Srª Marisa Barbosa, falou das ações em que o município está se empenhando para pôr em prática em prol do meio ambiente e do turismo e na mesma oportunidade, ela, juntamente com diversas Ong's, associações e representações daquele município e região, entregaram um projeto em mãos para o Drº Juliano Matos, secretário de meio ambiente do estado, solicitando a implantação de um parque estadual naquela região, algo louvável, pois o secretário foi abordado de surpresa por todos que ali estavam e assinou como recebido o mesmo projeto.
Dando seguimento a programação do seminário, o diretor de turismo de Pindobaçu, o Srº Geraldo Muricy, apresentou num telão, fotos dos inúmeros atrativos naturais da região e os projetos que estão sendo implantados naquele munícipio, como o projeto trilhas, turismo com sustentabilidade para a região e o projeto côco-babaçu, projeto implantado para o aproveitamento do oléo de babaçu e da casca, insumo para produção de carvão, gerando renda para as famílias daquela localidade.
Fechando a programação, o grupo de dança as Pastorinhas fizeram uma linda manifestação cultural, como também a Ong umbu, que recitou uma linda poesia nordestina para todos ali presentes.
Foi de muita importância esta ação do município de Pindobaçu, por ter a iniciativa de propôr um seminário de meio ambiente, já que vivemos em dias críticos em relação aos problemas voltados ao nosso planeta, como o aquecimentos global, o efeito estufa, condições climáticas, desmatamento, poluição dos rios e outros impactos ambientais.Que outros municípios tenham esta tão louvável iniciativa que visem alternativas sustentáveis às ações voltadas ao meio ambiente e a nossa mãe Natureza.
Fotos e Texto (Richard Silva)
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Fotografia, Uma Arte Que Fascina

Fotografando paisagens naturais, cotidianos e tudo o que a vida nos apresenta, descobrir uma arte que me encanta e percebi que nesta arte posso utilizá-la como uma nobre terapia.
A arte da fotografia me fascina, captar imagens e conduzí-las a história, faz com que os momentos sejam registrados e isso torna uma eterna forma de contemplar imagens e paisagens.
Sempre fui um adimirador desta nobre arte, mas o meu primeiro passo de estudos fotográficos foi quando participei de um seminário de fotografia para amadores, em julho de 2003.Após este dia, descobri uma forma de me expressar através da liberdade e da arte de fotografar.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Um paraíso quase que esquecido



Um lindo lugar, repleto de belas paisagens, lindas cachoeiras, mananciais intermináveis de água doce, assim é Itaitu.
Localizada a 27 Km da cidade de Jacobina - Ba, a Vila de Itaitu ainda preserva parte de uma linda história, com um casario antigo, os manifestos culturais e um povo muito acolhedor que sobrevive do ecoturismo, comércio, agricultura e pecuária, esta vila encanta qualquer um que a visite, por encontrar muitos atrativos naturais e também muita paz e sossêgo.
Por ser uma região de geografia montanhosa e possuir mananciais e muitos rios e cachoeiras em sua região, são muitas as opções para a prática do ecoturismo e dos esportes radicais, como o rapel, trekking, montain bike, entre outros esportes. Com todas estas condições, Itaitu também oferece ótimas condições para a prática do camping, para aqueles que curtem descançar e ao mesmo tempo contemplar as belas paisagens e seus atrativos naturais.
Em Itaitu também se pode apreciar uma boa culinária baseada nos pratos típicos daquela região, como uma boa galinha caipíra com pirão, saladas ao oléo de babaçu, uma palmeira de sementes oleaginósas e comestíveis encontrada naquela região e também uma grande variedade de cachaças de raízes e também o cravinho gelado, para aqueles que as apreciam.
Assim relato um pouco deste lindo lugar, que merece uma maior atenção por parte do poder público e dos orgãos competentes, no que diz respeito ao Meio Ambiente e o ecoturismo, focando sempre ações voltadas ao desenvolvimento sustentável daquela região.
"Visite Itaitu e se encante com suas belezas Naturais".
Contatos; Pousada e Restaurante da Elaine (74)3624 - 2031
Pousada e Restaurante Marinalva (74)3624 - 2000
(Fotos e Imagens: Richard Silva, richardjacobina@yahoo.com.br)
