quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Parque das Sete Passagens, um Exemplo de Preservação Ambiental



O Parque Estadual das Sete Passagens, localizado na Chapada Norte da Bahia, é um lindo parque que abrange em sua maioria territorial o município de Miguel Calmon - BA, com a sua poligonal ainda no município de Jacobina - BA. Este parque é um grande exemplo de áreas de preservação, proteção e conservação de recursos ambientais e naturais.

A criação deste tão imponente parque teve como objetivo a preservação dos recursos hídricos, a proteção das nascentes, fauna, flora, incentivo ao ecoturismo, conservação da biodiversidade e a realização de atividades de educação ambiental.

Este parque se destaca pela sua beleza e seus atrativos naturais e também pela sua organização interna. Há muitas restrições aos visitantes, como um número restrito de visitantes por dia, orientações para a coleta do lixo produzido, acompanhamento de guias locais nas trilhas, não utilização de tambores para não produzir barulhos e ruídos, para não afugentar a fauna nativa daquela região e tudo isso entre outras normas internas.

Sem duvidas o parque das sete passagens é um marco nas ações positivas voltadas ao meio ambiente, por apresentar ações que visem minimizar os impactos ambientais e a degradação desta área tão bonita e tão rica em recursos naturais.

Outras cidades saíram na frente e já aderiram à idéia de implantar novos parques, a exemplo da cidade de Pindobaçu-Ba, em que a administração municipal, ONGs e a comunidade, se uniram e mobilizaram, entregando ao Governo do Estado, um projeto/proposta para a implantação de um parque sustentável naquela região, durante um seminário ambiental ocorrido naquela cidade. Um exemplo que deveria ser seguido pelo município de Jacobina, objetivando a implantação de áreas de preservação ambiental e/ou corredores ecológicos, melhorando assim a conservação dos recursos naturais, vistos aqui em lindas paisagens, como por exemplo, o parque da Macaqueira, Grota do Brito e a região de Itaitu, parque das cachoeiras.

No momento critico em que vive o planeta, pelas ações provocadas pelo homem, pensa-se muito na criação de novas áreas de preservação ambiental, já que apenas 12% das terras do mundo são protegidas, segundo um estudo da União Mundial para a Natureza (IUCN).

O parque das Sete Passagens continua sendo um bom exemplo de áreas de preservação e conservação ambiental e tudo isso é nosso e devemos usufruir com responsabilidade, afinal, “Todos São Iguais Perante a Natureza”.

Um comentário:

  1. Muito interessante!
    Eu nao sabia que existia e precisa ser mais divulgado mesmo.

    Concordo com voce sobre tambem Jacobina comecar a ter suas areas de preservacao ambiental.

    Parabens pela iniciativa e pretendo ir a Miguel Calmon conhecer este Parque!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir