quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Perdidos no Espaço Ambiental


Os sacos plásticos surgem como mais um vilão em atividade na poluição do meio ambiente. juntamente com o aumento do consumo, cresce também a distribuição deste resíduo sólido, e com isso, os sacos plásticos estão aumentando cada vez mais a proporção de poluição das cidades.

Não só nas grandes ou pequenas cidades, distritos e povoados, é muito comum poder encontrá-los espalhados no meio ambiente, seja em ruas, praças, cachoeiras, rios ou até mesmo "no ar".

Existe também um fator muito importante neste aspecto que é a conscientização ambiental das pessoas num mundo cada vez mais consumista, já que muitas pessoas aceitam o saco plástico ao adquirirem apenas pequenos volumes, como umas pasta de dente, um sabonete etc.

Mas por outro lado, já existem pessoas que utilizam as sacolas ecológicas e retornáveis, que são ambientalmente corretas e socialmente justas, confeccionadas com fibras naturais e materiais recicláveis.Uma nobre e louvável opção até mesmo para que as empresas incentivem e promovam a sustentabilidade por meio de seus produtos.

Gerando também uma alta poluição visual, os sacos plásticos lançados no meio ambiente levam em torno 100 (cem) anos para entrar no processo de decomposição. Com isso, devemos diminuir e nos conscientizar que este resíduo está cada vez mais poluindo o nosso planeta.

"Pode não parecer, mas as pequenas ações também fazem a diferença".

Reduza, Reutilize e Recicle!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um Grande Músico Chamado Joan Sodré



O cantor e compositor Joan Sodré é considerado como um dos grandes nomes da música brasileira.Nascido em Brotas de Macaúbas - BA, Joan Sodré iniciou a sua carreira musical na cidade de Xique-Xique - BA, no sertão baiano, onde tocava clarinete com a filarmônica local mas sempre ao lado do seu violão onde criava as suas composições e suas músicas. Joan Sodré também tocava saques com bandas de baile e foi durante essa época que ele criou o seu primeiro sucesso "Apocalipse".Mudando-se para a cidade de Jacobina - BA no final da década de 70, Joan Sodré continuou a sua carreira musical, apesar de passar por períodos de muita dificuldade por críticos que o perseguiam.

Considerado um grande músico em atividade com um repleto acervo de discos lançados, Joan Sodré é reconhecido pelos seus sucessos, com músicas em defesa da natureza e das questões sociais e interpretando músicas do eterno Raul Seixas e Bob Dylan em que se inspirou.

Com quase 25 anos de carreira, Joan Sodré já compôs músicas de grandes sucessos, a exemplo de "Canção Preferida", "Lágrimas da Noite" e "Defunto Milionário".

Joan Sodré é uma marca também em seus shows, seja em barzinhos ou em praças públicas, a exemplo do seu grande show no Balaio Cultural realizado em Itaitu e também no Moto Festival de Jacobina - BA, onde foi ovacionado por todos ali presentes.

Lançando mais um disco "O Patriota" Joan Sodré segue a sua brilhante carreira musical com lindas canções e letras que abrem reflexões para as coisas boas da vida e também com grande solos e uma pegada marcante em seu violão.

Assim é Joan Sodré, um músico de verdade que resistiu ao tempo e as críticas, mas que sempre teve o seu público cativo com um número muito grande de fãs que sempre apreciaram o seu valioso trabalho musical e artístico.

Fotos:Richard Silva & http://www.myspace.com/joansodre.
(Joan Sodré no Balaio Cultural em Itaitu)
http://www.youtube.com/watch?v=mn3hpJvS12U

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Parque das Sete Passagens, um Exemplo de Preservação Ambiental



O Parque Estadual das Sete Passagens, localizado na Chapada Norte da Bahia, é um lindo parque que abrange em sua maioria territorial o município de Miguel Calmon - BA, com a sua poligonal ainda no município de Jacobina - BA. Este parque é um grande exemplo de áreas de preservação, proteção e conservação de recursos ambientais e naturais.

A criação deste tão imponente parque teve como objetivo a preservação dos recursos hídricos, a proteção das nascentes, fauna, flora, incentivo ao ecoturismo, conservação da biodiversidade e a realização de atividades de educação ambiental.

Este parque se destaca pela sua beleza e seus atrativos naturais e também pela sua organização interna. Há muitas restrições aos visitantes, como um número restrito de visitantes por dia, orientações para a coleta do lixo produzido, acompanhamento de guias locais nas trilhas, não utilização de tambores para não produzir barulhos e ruídos, para não afugentar a fauna nativa daquela região e tudo isso entre outras normas internas.

Sem duvidas o parque das sete passagens é um marco nas ações positivas voltadas ao meio ambiente, por apresentar ações que visem minimizar os impactos ambientais e a degradação desta área tão bonita e tão rica em recursos naturais.

Outras cidades saíram na frente e já aderiram à idéia de implantar novos parques, a exemplo da cidade de Pindobaçu-Ba, em que a administração municipal, ONGs e a comunidade, se uniram e mobilizaram, entregando ao Governo do Estado, um projeto/proposta para a implantação de um parque sustentável naquela região, durante um seminário ambiental ocorrido naquela cidade. Um exemplo que deveria ser seguido pelo município de Jacobina, objetivando a implantação de áreas de preservação ambiental e/ou corredores ecológicos, melhorando assim a conservação dos recursos naturais, vistos aqui em lindas paisagens, como por exemplo, o parque da Macaqueira, Grota do Brito e a região de Itaitu, parque das cachoeiras.

No momento critico em que vive o planeta, pelas ações provocadas pelo homem, pensa-se muito na criação de novas áreas de preservação ambiental, já que apenas 12% das terras do mundo são protegidas, segundo um estudo da União Mundial para a Natureza (IUCN).

O parque das Sete Passagens continua sendo um bom exemplo de áreas de preservação e conservação ambiental e tudo isso é nosso e devemos usufruir com responsabilidade, afinal, “Todos São Iguais Perante a Natureza”.